A Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de
Educação-SEMED, reuniu cerca de 100 servidores para debater e reformular
as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para 2020 durante o I
Seminário Interno da pasta. O documento representa os princípios
filosóficos, políticos e pedagógicos da pasta e serve como mediador de
decisões, da condução das ações, além da análise dos resultados e dos
impactos da Secretaria. O encontro que contou com a participação da
Articuladora do Pacto Pela Aprendizagem Regional (APR) Zelda Cruz foi
realizado nos dias 28 e 29 de novembro.
A discussão sobre o PPP é um processo contínuo, que prosseguirá ao longo
do próximo ano, e que reflete o trabalho de todos os profissionais
envolvidos com a Educação. A elaboração do documento considera que é na
prática que a teoria tem seu nascedouro, sua construção e fonte de
desenvolvimento. De acordo com a secretária de educação professora Vânia
Cristina, a intenção desses encontros é propiciar o debate sobre a
educação.
“Queremos abrir espaço para discussões sobre a Educação do município,
que deve ser construída e trabalhada de forma democrática, horizontal e
valorizando a dignidade humana. O PPP deve atender às demandas reais do
profissional da educação e da realidade no ambiente escolar porque é a
partir dessa troca que os alunos, foco de todos os esforços no processo
educacional, serão beneficiados”, enfatizou Vânia Cristina.
Segundo ela, o documento não deve ser um conjunto de regras estanque a
serem seguidas pelas unidades de ensino da rede, mas sim, um norte que
auxilie a tomada de decisões. A ação pedagógica da escola deve ser
pensada e estruturada de acordo com a realidade da comunidade em que ela
está inserida.