“Quem Ama Luta, Defende e Faz”, Diz Levi Pontes em Homenagem a Chapadinha

sexta-feira, abril 06, 2018
Solenidade de Hasteamento de bandeiras, dia 29 de março, em Chapadinha.



O deputado Levi Pontes / PC do B usou a tribuna da Assembleia Legislativa para marcar o aniversário de 80 anos de Chapadinha com discurso emocionado, que sua assessoria fez questão de divulgar na íntegra. Veja abaixo.   

“Como certa vez disse um grande poeta, pouco importando o seu tamanho, o rio mais importante do mundo é o rio que passa na minha aldeia. Lembro essas letras para exaltar a minha amada terra, Chapadinha. Porque agora, no próximo dia 29, nesta quinta-feira, Chapadinha comemora seus 80 anos de emancipação política em data que tem um forte simbolismo e uma grande emoção a todos os filhos daquela terra.

Em falas minhas anteriores, lembrei aqui nesta tribuna da nossa origem na aldeia dos índios Anapurus, lugar de repouso de viajantes, das terras planas e das famosas mulatas daquela chapada que deu o nome e a tradição daquele lugar como Chapada das Mulatas. Palco intenso da Balaiada, que foi a nossa maior revolta libertária. Falei dos imigrantes formadores de um povo diversificado e plural, dos cearenses, dos piauienses, daqueles oriundos de todo o Norte e Nordeste. E, mais recentemente, os nossos irmãos do Sul, que vieram somar e compor com o povo nobre, que sabe viver em paz.

Para nós, filhos de Chapadinha, o progresso e um futuro melhor são destinos renovados com o trabalho de cada dia. Das primeiras horas do dia às altas horas da noite, o povo de Chapadinha trabalha, luta, ganha a vida e evolui com muito esforço. A sua índole pacifica e alma hospitaleira são qualidades que fortalecem a nossa vocação para o crescimento econômico, crescimento cultural e o desenvolvimento em todos os setores da nossa vida social.

Chapadinha, portanto, é um lugar abençoado, um povo vocacionado para dias melhores. Precisando apenas de alguma ajuda dos seus líderes empresariais, políticos e intelectuais.

Por todas essas qualidades aqui relacionadas e fartamente demonstradas ao longo do tempo, representar Chapadinha como seu deputado, sendo o seu filho e morador daquela cidade é, senhores deputados e senhoras deputadas, de longe a maior honra e êxito pessoal que eu poderia alcançar.

Como eu costumo dizer: quem ama luta, defende e faz o que for possível pela sua terra. Nossa luta é pela melhoria da vida daquele povo, simbolizada no atendimento digno. Cito como exemplo, a UPA, que garante, e agora o avanço com a inauguração do nosso Hospital Regional, hospital de alta resolução e alta complexidade que representa a nossa defesa e por cidadania representada pela Viva Cidadão e pela ação solidária do Restaurante Popular amparando irmãos em dificuldades.

Como representante tenho a noção do que fiz e mais consciente ainda estou com relação ao muito que precisa ser feito por Chapadinha. De um hospital onde eu mesmo posso operar com melhores condições para salvar vidas. De escolas estaduais, a exemplo do Paulo Ramos onde estudei e que foi totalmente reconstruída pelo nosso governo. A minha atuação como deputado se mistura com o sentimento de humilde filho de uma terra muito maior do que todos nós.

Nesta quinta-feira, dia 29 de março, estaremos em Chapadinha abraçando os nossos irmãos conterrâneos, renovando nossos compromissos com a terra amada e cantando o nosso Hino que é impulso e motivação. Chapadinha, teu passado entre nós viverá. Teu presente ao progresso caminha. E teu futuro glorioso será. Avante, Chapadinha”.

Levi Pontes – Deputado Estadual