Blog Alexandre Cunha.
Amanda Costa Barros, de 16 anos de idade, estudante do 2º A – Matutino do C.E Dr. Paulo Ramos de Chapadinha foi selecionada para a etapa nacional do PJE “programa Jovens Embaixadores”.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.
O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. No Maranhão, da rede estadual foram selecionados apenas dois alunos, da Regional de Chapadinha, Amanda, foi a única.
Amada foi classificada para a etapa nacional que é ultima e ocorrerá em Brasília na baixada Americana, nesta etapa é a avaliação de documentação de todas as etapas anteriores, caso ela consiga ser aprovada na etapa final Amanda fará um intercâmbio de três semanas nos EUA.
Os diretores e alunos da Escola receberam a noticia com bastante alegria e todos estão na torcida para que Amanda consiga ser aprovada na etapa final.
Qual o objetivo do programa?
Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.
O que o programa oferece?
Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.