E-commerce para pequenos negócios é destaque em evento realizado pelo Sebrae em Chapadinha

terça-feira, setembro 01, 2015
Na ocasião foram lançadas as ações desenvolvidas pelo Sebrae na região, por meio do Projeto de Fortalecimento do Comércio.
O evento realizado em parceria com a UFMA e a Prefeitura de Chapadinha, contou com a presença de mais de duzentos participantes. 
Com destaque na tendência e-commerce que movimentou, só em 2014, um volume de vendas na ordem de R$ 35,8 bi e com a previsão de vendas para 2015 em R$ 43 bi em todo o Brasil, segundo a empresa E-bit, o Sebrae através da sua unidade regional em Chapadinha, realizou na última quinta-feira (20), no auditório da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o I Workshop E-commerce.

O evento realizado em parceria com a UFMA e a Prefeitura de Chapadinha, contou com a presença de mais de duzentos participantes, entre potenciais empreendedores, empresários, profissionais da área e estudantes. O objetivo foi lançar as ações que serão desenvolvidas pelo Sebrae de Chapadinha na região por meio do Projeto de Fortalecimento do Comércio, que tem como gestora a analista do Sebrae, Cleidiane Laranja. “Essa é a primeira ação de uma série de atividades que serão realizadas a fim de inserir os empresários de Chapadinha e adjacências, nessa tendência de mercado de forma organizada, fazendo com que eles realmente utilizem a ferramenta buscando a sustentabilidade dos pequenos negócios”, disse Cleidiane.
Na direta da foto: Cleidiane, Aramando Brito (secretario de indústria e comércio) e a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite.  
A programação do workshop foi composta por palestras ministradas por representantes do Sebrae, Correios, UOL e Agência Casa de Idéias, que na ocasião abordaram temas sobre como utilizar as mídias sociais para aumentar as vendas, soluções para pagamentos online, os benefícios da utilização do cartão correios fácil e a logística do comércio eletrônico, a importância do e-commerce para os pequenos negócios e como aumentar suas vendas e expandir seu mercado através das vendas online com informações de dados do atual cenário nacional.

Na oportunidade foram abertas as inscrições para o curso “Internet Na Medida”, com data de realização prevista para o período de 31 de agosto a 04 de setembro. O curso traz um conjunto de soluções desenvolvidas para que o empresário possa compreender e analisar as oportunidades que a internet propicia para o sucesso do empreendimento.

A coordenadora de Comércio Eletrônico do Sebrae Nacional, Hyrla Oliveira, abordou em sua palestra, informações sobre o Programa de Soluções do Sebrae, que inclui o curso Internet Na Medida e sobre a importância do e-commerce para os pequenos negócios. “Vender pela internet é muito importante para o pequeno negócio, porque propicia maior abrangência de venda e comprar via internet gera comodidade. O cliente está cada vez mais exigente e o empresário deve estar atualizado para conquistar e permanecer no mercado.”, ressaltou Hyrla.
Foto: (Da esquerda para a direita) - Palestrantes do Workshop: Félix Fernandes, executivo da Regional Nordeste do Pag Seguro UOL, Rafael Borges da Costa, gestor de marketing dos Correios do Maranhão, Hyrla Oliveira, Coordenadora do Comércio Eletrônico do Sebrae Nacional e Marcelo Nicolau, publicitário da agência Casa de Idéias.
Na ocasião, o Sebrae também abriu inscrições para os cursos Gestão de Pessoas e Equipe Na Medida e Gestão Financeira: Do controle a decisão do Programa Sebrae Mais, com previsão de realização a partir de setembro.

Segundo a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, o evento aconteceu com o propósito de estimular o empreendedorismo regional. “A nossa equipe realizou um levantamento dos negócios existentes na região, e percebemos que grande número de empresários faz uso das redes sociais para comercialização de seus produtos e serviços, mas que ainda possuem alguns gargalos para expandir suas vendas. Com isso resolvemos elaborar esse evento para potencializar e aprimorar o uso das ferramentas online.”, esclareceu Larissa.
Gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite.  
Para o Gerente de Área de Operações do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, que representou a diretoria da instituição, o workshop foi um evento estratégico para o desenvolvimento dos pequenos negócios na região. “Chapadinha foi uma cidade prestigiada com a realização desse evento onde todos tiveram a oportunidade em trocar informações e idéias com parceiros de grande renome no Estado, a fim de adquirir conhecimentos para ampliar seus negócios.”, destacou Borralho.
Segue fotos do evento: 


Aprestação da peça Pão com ovo, finalizou a noite



Fotos: Adorildo Japa/Divulgação Sebrae. 
Receba Notícias em Tempo Real, curta nossa Fanpage (Click aqui)