Vinícius Vale promove triagem para mutirão oftalmológico em Barreirinhas

sábado, outubro 07, 2023

 

Aconteceu na manhã deste sábado,07, a triagem para identificar os pacientes que necessitam realizar cirurgias de catarata e pterígio, em Barreirinhas. O mutirão foi promovido por iniciativa do engenheiro Vinícius Vale, que conseguiu recursos de emendas parlamentares para a Saúde com a deputada estadual Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e o deputado federal Josivaldo JP (PSD). 

A triagem foi realizada no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB), e contou com o apoio do Governo do Estado. Além de Vinícius Vale, compareceram ao evento os autores das emendas, deputada Iracema e deputado JP, o deputado Antônio Pereira e outras lideranças políticas locais. 

Atingindo um número de mais de  1.000 atendimentos, entre exames clínicos de triagem, detecção  do estágio da catarata, verificação da presença de condições oftalmológicas associadas e avaliação do pterígio, que é uma formação de tecido ou pele que cresce sobre a superfície da córnea, a avaliação geral foi a melhor já registrada de todas as ações feitas anteriormente, e nenhuma feita por gestão municipal. 

Vinícius Vale, expressou seu entusiasmo em conseguir mais esse benefício para a população de Barreirinhas e áreas adjacentes.

"Eu aprendi com a deputada Iracema e com o prefeito Herlon, que a política é a forma mais rápida que temos de poder ajudar o maior número de pessoas possíveis. E é isso que vemos quando fazemos uma ação dessas, quando a gente consegue identificar essa demanda e fazer com que ela seja atendida, visto que a necessidade é muito grande e a população sofre diariamente com isso. Agradecemos à deputada Iracema, ao deputado JP, ao deputado Antônio Pereira e ao nosso governador Carlos Brandão, por nos ajudar a trazer mais esse importante benefício para Barreirinhas e toda a região”, ressaltou o engenheiro. 

Em meio ao mutirão de triagem, destaca-se a história de dona Creusália Nascimento Diniz, moradora de São José dos Sacos, com 69 anos de idade. Creusália sofre há algum tempo com problemas de visão nos dois olhos, mas alega que não têm recursos para uma cirurgia particular, ciente dos altos custos envolvidos. 

“Tenho enfrentado problemas de visão nos dois olhos há algum tempo e isso afeta a minha vida diária. Tá difícil enxergar direito e estava muito preocupada. Aqui, eu fiz a triagem e foi tudo muito rápido. Fui bem atendida e agora estou muito feliz e aliviada em saber que logo vou poder realizar a minha cirurgia aqui mesmo na cidade”, comemorou. 

Em seu discurso, a deputada Iracema Vale destacou a iniciativa de promover um mutirão para tratar essas doenças. Ação de fundamental importância para garantir o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população de Barreirinhas. 

"Esta é a segunda etapa do "Vale Cuidar". Eu quero por fim agradecer a Deus. Eu fico muito feliz gente, porque eu sou enfermeira. Eu fico tão feliz de ver pessoas que não enxergam mais, que para olhar, tem que botar assim bem pertinho com muita dificuldade pra andar. Que depois que faz uma cirurgia dessa se sente com uma nova vida.", discursou a deputada. 

A triagem contemplou pacientes de Barreirinhas e outros municípios da região. O próximo passo é o mutirão para a realização das cirurgias, que já deve acontecer em no próximo final de semana, a partir desta quinta-feira, 12.