MPMA realiza visita à sede do Samu de Chapadinha

 

CHAPADINHA 

A promotora de justiça Ilma de Paiva Pereira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, realizou nesta quinta-feira, 4, uma visita à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O serviço foi instalado em setembro deste ano e atende aos 19 municípios da regional de saúde. 

De acordo com Ilma Pereira, o Samu em Chapadinha conta com duas ambulâncias atualmente, sendo uma delas a Unidade de Serviços Avançados, que tem suporte para transporte de pacientes em estado crítico. 

Relatórios apontam que o serviço tem sido cada vez mais demandado pela população. Entre 22 de 30 de setembro, foram realizados 38 atendimentos. Já em outubro, esse número chegou a 171, sendo a maioria dos chamados decorrentes de acidentes de trânsito. 

O Samu de Chapadinha foi habilitado pelo Ministério da Saúde há cerca de dois anos e a sua instalação foi tema de ampla discussão entre o Ministério Público e as Prefeituras na Comissão Intergestores Regional, para que todos os Municípios participassem do processo de efetivação do serviço. “Geograficamente, era essencial, tendo em vista que o serviço mais próximo daqui era o de Coroatá e considerando a estrutura de saúde que temos no município”, explicou Ilma Pereira. 

Na ocasião, a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha também visitou o hospital e a maternidade do município. 

Redação: (CCOM-MPMA)