Com a necessidade de conter a propagação do novo coronavírus, assim como prevenir a proliferação das mutações já com existência comprovada em vários estados do país, criou-se o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. O objetivo é divulgar ações de prevenção, monitorar casos e executar o Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência.
Para tal, a Prefeita Belezinha reuniu-se nesta quinta-feira (18), com os membros do Comitê, o vice-prefeito e também médico, Dr. Levir Pontes de Aguiar, o representante do Hospital Regional de Chapadinha Dr. Assis Ramos , o diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento 24H (UPA), Dr. Felipe, diretor clínico do Complexo Hospitalar Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), Dr. Sílvio, Dr. Josué Portela, presidente do conselho municipal de saúde, Joselito Lopes, secretário de saúde, Dr. Richard Wilker, coordenador da vigilância epidemiológica Dr. Rubiel, coordenador da vigilância sanitária, Jeovane, representantes das secretarias de educação e assistência social, vereadores Itamar, Alberto e Isalena, representante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Prof. Cláudio e muitos outros profissionais e também membros do Comitê de Enfrentamento, com o propósito de tomar novas decisões sobre o combate à doença. Em pauta, estiveram os novos casos suspeitos, confirmados que estão surgindo e sendo monitorados pelo Vigilância Epidemiológica, a eficiência dos testes recentemente adquiridos para o Centro de Testagem de Chapadinha e as novas medidas que devem ser adotadas como prevenção à Covid-19. Cada profissional, membro do Comitê presente na reunião deu sua colaboração, apontando as problemáticas e sugerindo quais medidas sejam adotadas para conter a propagação do vírus.
Nesta sexta-feira (19), houve mais uma reunião (virtual) com a representante do Ministério Público, Dra. Ilma Paiva, secretária de educação, Nara Macêdo, os dirigentes de escolas particulares, representante da UFMA, Prof. Cláudio, representantes do poder legislativo, vereador Alberto Carlos e o presidente Tote, além da equipe técnica da gestão municipal, com a presença da Prefeita Belezinha.
Após esses momentos de diálogo, novas medidas foram adotadas com o intuito de coibir a infecção humana pelo coronavírus e impedir um colapso no sistema de saúde do município, em vista do não cumprimento por parte da população, dos decretos anteriores.
NOVO
DECRETO
Prefeitura de
Chapadinha, considerando o quadro epidemiológico, conforme boletim diário, onde
verifica-se o aumento de casos de infecção pelo coronavírus, no uso das
atribuições constitucionais e legais, emite um novo Decreto de Nº 015/2021,
entrando em vigor a partir de hoje (20) até 28/03/2021. Fortalecendo as medidas
de prevenção que vêm sendo adotadas pelo município para enfrentamento da
Covid-19, o documento dispõe sobre o funcionamento das atividades comerciais e
da prestação de serviços e impõe mais rigidez ao isolamento social a fim de
evitar o contágio pela doença.
atividades de
aspecto coletivo como as desenvolvidas por bares, clubes, áreas de lazer
(comuns) etc ficarão fechadas, podendo funcionar apenas como DELIVERY;
restaurantes funcionarão com horário diário limitado, com capacidade de lotação
até 30% e encerramento do atendimento presencial às 21h, podendo funcionar o
DELIVERY até às 23h; atividades privadas em geral como: academias, centros de
compras, comércio em geral, poderão funcionar com lotação de 30% da capacidade
máxima de ocupação; e demais medidas a serem observadas no Decreto.
O descumprimento ao disposto no Art. 2º deste Decreto acarretará a suspensão do alvará de funcionamento por 7 dias.
O novo Decreto entra
em vigor a partir deste sábado (20).
E Inscreva-se em Nosso canal do YouTube, ative as notificações para receber nossos Vídeos.
Obrigado por visitar nosso Blog.