PREFEITA IRACEMA VALE ESCLARECE AO POVO DE SÃO BENEDITO DO RIO PRETO SUPOSTO "DESPEJO" DE ESGOTO NO RIO PRETO


Um pouco de moradores de São Benedito do Rio Preto/MA bloquearam na tarde de ontem, (06), a MA-2221, sentido Urbano Santos, para uma manifestação contrária ao suposto despejo de esgoto no Rio Preto. 

Segundo poucos manifestantes, o esgoto proveniente do conjunto residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal, localizado na estrada de Urbano Santos, será despejado no leito do rio. O conjunto habitacional tem  mais de 900 casas populares. 

Os manifestantes utilizaram pneus e entulhos para bloquear o tráfego e atearam fogo, no trecho da ladeira da mafisa. 

A prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, esclarece a polêmica e deixa claro que a obra é de responsabilidade do Governo Federal e que atende as "exigências do Ministério do Meio Ambiente". 

Iracema trata como "Mentira e Leviano' a afirmação de que os dejetos serão despejados dentro do Rio, e afirma que está sendo construída uma estação de tratamento de esgoto. 

"Lamento que se use disso pra fazer politicagem, confundir a cabeça das pessoas e incitar as pessoas de bem a se expor numa época de grave crise na saúde", comentou a prefeita.


Confira a integra da nota:
Amigos de São Benedito, mais uma vez venho a público explicar que o projeto minha casa minha vida é um Projeto do Governo Federal , perfeitamente legal , com todas as certidões e licenças ambientais regulares.

Esclareço que é exigência do Ministério do Meio Ambiente a existência de uma ETE( estação de tratamento de esgoto)forma correta pra preservar o meio ambiente, o Rio e o lençol freático. A Caema será quem vai receber e gerir a ETE.

Não há prazo ainda pra conclusão e entrega das casas, mas são 1000 famílias sem teto que aguardam há 7 anos!!

O Ministério Público está a par e acompanha a execução da obra, assim como nós também. E afirmo que até agora estão cumprindo o que os técnicos programaram junto aos órgãos de controle.

Esclareço também que É MENTIRA E LEVIANO dizer que serão jogados dejetos dentro do Rio. O que está sendo construída é uma Estação de Tratamento de Esgoto.

Lamento que se use disso pra fazer politicagem, confundir a cabeça das pessoas e incitar as pessoas de bem a se expor numa época de grave crise na saúde com a pandemia do novo Corona vírus.

Garanto que a ideia de fossas individuais que tanto pregam, jogado diretamente no solo, segundo os ambientalistas, afetam e agridem muito mais o lençol freático e aí sim, o Rio.

Perguntei a empresa o porquê da interdição na MA no período noturno, obtive a explicação de que por se tratar de uma estrada MA, o tráfego a noite é menos intenso, acredito nisso também.

Com relação a falta de energia, saibam que devemos todos cobrar da Equatorial e nisso contém comigo. Espero ter sido clara... agradeço a compreensão de todos!!!

Cuidado com quem está preocupado com a politicagem e não com sua saúde!!! Tenho certeza que isso não parte de autoridades municipais que tem obrigação de esclarecer e manter a Lei e a saúde de todos!.