PREFEITURA DE URBANO SANTOS INTENSIFICA AÇÕES CONTRA O COVID-19 E PREPARA LEITO PARA CASOS GRAVES.

quarta-feira, maio 06, 2020

Com o objetivo de conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19) no município, a Prefeitura de Urbano Santos, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado ações voltadas contra a pandemia, seguindo medidas essenciais de acordo as recomendações de órgãos de saúde.

A secretaria de saúde segue com a 'Barreira Sanitária' instalada na entrada da cidade, tendo como finalidade de fazer um controle e orientando os motoristas. Essa medida tem objetivo de evitar o contágio e o possível disseminação do  novo coronavírus em Urbano Santos/MA.

Recentemente, a prefeita Iracema Vale anunciou a ampliação do número de médicos plantonistas do hospital Edi Melo e a montagem de uma sala para atendimento  exclusivo de pacientes em estado grave. A instalação é munida de um respirador portátil, um monitor cardíaco, um desfibrilador e todas as condições necessárias pra atender um caso grave da doença, até a remoção ao hospital de referência em São Luís/MA

Além dessas medidas adotadas, a prefeitura de Urbano Santos segue com ações de higienização e desinfecção dos principais espaços públicos da cidade com maior circulação de pessoas, visando o controle da disseminação do novo coronavírus. A utilização do produto químico é feita pelos bombeiros civis do município. 

Outro destaque no controle da propagação do coronavírus e tendo como objetivo de evitar que o público prioritário adquire o vírus, são às entregas de máscaras a idosos e gestantes. As máscaras adquiridas pelas costureiras locais são distribuídos pelos agentes comunitários, onde os ACS orientam sobre a higienização adequada e o uso individual, além de outras medidas de prevenção contra o covid-19. 

Seguindo firmemente às medidas de prevenção do novo coronavírus, a secretaria de saúde entregou equipamentos de proteção individual, os EPI's, a profissionais do hospital do município.

Os kits compõe macacões, mantas impermeáveis, óculos de proteção, máscara e protetores faciais. Os profissionais receberam capacitações essenciais de como identificar os sinais da covid-19 e como proceder de forma segura com o atendimento dos infectados.

A prefeita Iracema Vale afirma que o município segue cumprindo todas as orientações de prevenção e enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, reiterando que é necessário que a população continue colaborando com as orientações das autoridades, afim de garantir que o município continue livre do vírus e que espera que nenhum caso grave da doença seja registrado. 
 Com informações do Antenor Ferreira.com