Prefeitura de Mata Roma emite nota técnica sobre teste rápidos

Nota Técnica TESTE RÁPIDO
Já estamos há quase 02 semanas com o nosso Centro de Testagem Covid-19, instalado no Prédio do Cerest (Unidade de Saúde Antônio Garreto de Sousa, Bairro do Açude), aonde já foram realizados mais de 200 testes. Porém, para utilização há critérios técnicos a serem seguidos. Confira a nota técnica logo abaixo com todas as informações detalhadas:
A Secretaria Municipal de Saúde de Mata Roma, juntamente com a Coordenação de Vigilância em Saúde, vem por meio desta ORIENTAR quanto a realização do teste rápido para COVID-19. Essa nota será amplamente divulgada entre profissionais de saúde de estabelecimentos do município. O teste rápido é capaz de detectar a presença de anticorpos, que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano após o contato com vírus, por meio da coleta de uma gota de sangue. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos. Os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade após o 8º dia de início dos sintomas, recomendando a sua realização enquadradas em uma das seguintes categorias:

1. Profissionais de saúde em atividade, com sintomas com mínimo de 08 dias e máximo de 10 dias;

2. Pacientes do grupo de risco notificados e que estejam em isolamento domiciliar com sintomas de Covid-19, por mais de 8 dias;

3. Pessoas notificadas com sintomas relacionados a covid-19 e agravados por mais de 8 dias.

A Coordenações de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica serão responsáveis em avaliar e contactar com o paciente para a necessidade do agendamento ou não do teste. E o resultado do laudo será de responsabilidade da Equipe de Atenção Básica de Saúde, assim como as demais ações assistencias.