SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MATA ROMA REALIZA 1º SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

domingo, março 01, 2020
Com o tema “ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A LUZ DA NEUROCIÊNCIA”.

Objetivando a qualificação e a valorização dos nossos profissionais de educação, Contemplando assim a Meta 4 do PNE onde propõe Universalização, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O seminário foi realizado no Colégio Maia Moreno Lima e contou com a presença dos educadores e autoridades municipais sendo importante conhecer o que existe por trás de cada corrente de pensamento de uma educação inclusiva. O objetivo deste seminário foi justamente o ponta pé inicial para novas políticas publicas educacionais inclusivas do município de Mata Roma, pois compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

A realização deste trabalho foi ministrado pelo mestre Antônio Pereira Gomes Filho de fortaleza – CE que em sua fala indagou às necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
O Secretario Municipal de Educação fala da importância da inserção destas crianças em um mesmo contexto escolar, pois a opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
Após o término do seminário foi ofertado um coffbreak aos participantes e proferido mensagens de agradecimentos e bom retorno às atividades do ano letivo de 2020.