Com o tema
“ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SOB A LUZ DA NEUROCIÊNCIA”.
O seminário foi realizado no Colégio Maia Moreno Lima e contou com a presença dos educadores e autoridades municipais sendo importante conhecer o que existe por trás de cada corrente de pensamento de uma educação inclusiva. O objetivo deste seminário foi justamente o ponta pé inicial para novas políticas publicas educacionais inclusivas do município de Mata Roma, pois compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
A realização deste trabalho foi ministrado pelo mestre Antônio Pereira Gomes Filho de fortaleza – CE que em sua fala indagou às necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
Objetivando a
qualificação e a valorização dos nossos profissionais de educação, Contemplando
assim a Meta 4 do PNE onde propõe Universalização, para a população de 4
(quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O seminário foi realizado no Colégio Maia Moreno Lima e contou com a presença dos educadores e autoridades municipais sendo importante conhecer o que existe por trás de cada corrente de pensamento de uma educação inclusiva. O objetivo deste seminário foi justamente o ponta pé inicial para novas políticas publicas educacionais inclusivas do município de Mata Roma, pois compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
A realização deste trabalho foi ministrado pelo mestre Antônio Pereira Gomes Filho de fortaleza – CE que em sua fala indagou às necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
O Secretario Municipal de Educação fala da
importância da inserção destas crianças em um mesmo contexto escolar, pois a
opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos
estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como
problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade
social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de
convivência a todas as crianças.
Após o término do seminário foi ofertado um
coffbreak aos participantes e proferido mensagens de agradecimentos e bom
retorno às atividades do ano letivo de 2020.