Chapadinha: Covid-19: Prefeitura Ouve Empresários, Anuncia Ações Sociais e Medidas para Bancos e Lotéricas

terça-feira, março 31, 2020
Covid-19: Prefeitura Ouve Empresários, Anuncia Ações Sociais e Medidas para Bancos e Lotéricas  
  
A Prefeitura de Chapadinha promoveu, na tarde desta terça-feira, dia 31, uma reunião entre o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19, representantes das entidades do comércio local, vereadores e Ministério Público para tratar do disciplinamento das atividades comerciais durante o período da emergência sanitária.

O encontro, que contou com a participação do prefeito Magno Bacelar, começou com o relatório de todas as ações e com um balanço positivo das atividades de combate ao coronavírus em Chapadinha que se iniciaram no dia 17 de março. 

No ponto específico do funcionamento do comércio, a prefeitura esclareceu que os decretos nacional e estadual de restrição continuam vigentes mantendo o isolamento social e fechamento provisório do comércio não essencial. Ainda durante o encontro a prefeitura informou que vai editar um novo decreto permitindo o funcionamento de borracharias, oficinas mecânicas e estrutura de apoio a caminhoneiros em postos de combustíveis às margens de rodovias, entre outros.

A secretaria de saúde forneceu lista de recomendações para que a atividade comercial liberada possa se adequar às orientações sanitárias de enfrentamento à pandemia. 

Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19 transmitiu alerta da promotoria pública direcionado à prefeitura e aos representantes dos empresários que o descumprimento dos decretos vigentes quanto a abertura de estabelecimentos não essenciais terá implicações cíveis e criminais.

Bancos e Lotéricas
Sobre estabelecimentos bancários e casas lotéricas, a prefeitura informou que vai adotar marcações relativas a distância segura entre os usuários e manter equipes das áreas da saúde e segurança para orientar e evitar aglomerações. 

Ações Sociais 
Sobre as ações sociais de socorro aos atingidos, o prefeito Magno Bacelar informou já ter autorizado a secretaria de assistência social a proceder compra de alimentos para distribuir à população. "Vamos adquirir carne, leite, cestas básicas e vamos manter a distribuição de peixes durante a semana santa de uma maneira que se evite aglomerações”, afirmou o prefeito Magno. 

Diálogo Permanente 
Encerrando o encontro o prefeito Magno fez questão de destacar o bom relacionamento e diálogo permanente do executivo municipal com vereadores, ministério público e com as entidades empresariais. “Estamos todos juntos no sentido de proteger nossa população e preservar o nosso comércio local, nesta reunião que foi extremamente produtiva”, finalizou o prefeito Magno.