Governo do Estado inicia programação especial ao Dia das Mães, com ações de prevenção e cuidados com a saúde.

quinta-feira, maio 10, 2018

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), iniciou, na última segunda-feira (7), a programação especial em comemoração ao Dias das Mães. Durante todo o dia, foi disponibilizado atendimento médico ginecológico no Espaço Bem-Estar, no Centro Administrativo do Estado (CAE). Pela tarde, aconteceram as ações de prevenção e cuidados com a saúde, no hall do edifício Clodomir Milet (CAE) e no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No Clodomir Milet, a ação preventiva da saúde consistiu em aferição da pressão arterial e também avaliação nutricional, com orientação e degustação de aproveitamento integral dos alimentos naturais. O serviço foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Na SES, foi realizado teste de visão conduzido por um profissional habilitado e oferecidas orientações sobre o uso de óculos de grau, incluindo explicações sobre tipos de lentes, limpeza e manutenção destas.

“É a primeira vez que participo de uma ação. Gostei bastante! Geralmente, não reservamos tempo para cuidar de nós mesmas. Por causa das ocupações do dia a dia, deixamos a saúde de lado. Então, considero importante essa iniciativa do governo. Foi uma experiência proveitosa. Espero que aconteçam outras”, comentou a servidora Nonilde Ferreira Matos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Ela aproveitou a ocasião para aferir a pressão, fazer a avaliação nutricional e degustar alimentos nutritivos.

Servidora da SES e ‘mãe de coração’ de sobrinhos e afilhados, Maria das Neves Serrão Matos, afirmou já ter aproveitado, em outras datas comemorativas, ações promovidas pela gestão estadual. “Mas é o primeiro teste de visão que participo. A iniciativa é bastante louvável, pois demonstra que o governo está buscando proporcionar, cada vez mais, atividades que contribuam para a saúde e o bem-estar do servidor”, elogiou.

Palestra

Na tarde de terça-feira (8), segundo dia da programação comemorativa ao Dia das Mães, foi realizada uma palestra sobre o tema “Perdas e Prevenção da Acuidade Auditiva”, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Na ocasião, a fonoaudióloga e coordenadora do Setor de Fonoaudiologia do Hospital dos Servidores (HSLZ), Cíntia Nikolic, discorreu sobre os tipos de surdez, os fatores que podem causar perda auditiva e as formas de prevenção e tratamento, quando detectado o problema.

“Fui convidada pela Segep para ter essa conversa com os servidores, sobre prevenção auditiva. Estou feliz com esta oportunidade de mostrar a eles, a necessidade do cuidado com a audição”, disse Cíntia. Ela destacou que o HSLZ possui o Setor de Audiologia, que realiza exames audiométricos, para detectar os tipos e o grau de surdez dos pacientes encaminhados pelos médicos otorrinolaringologistas.

A servidora da Sefaz, Maria Lucimar Costa Barbosa Santos, tem uma filha já crescida, que enfrentou problemas auditivos na infância. Por isso, se interessou de imediato pelo assunto. “Fiquei muito satisfeita com a palestra. Foi bastante esclarecedora. Tenho certeza de que muitas pessoas não têm conhecimento dessas informações. Portanto, o governo está de parabéns pela iniciativa. Espero que sejam realizadas mais palestras sobre saúde aos servidores, pois serão bem-vindas”, afirmou.

Saúde e Beleza

Durante a tarde de quarta-feira (9), foi a vez das Secretarias de Governo (Segov) e do Esporte e Lazer (Sedel) também receberem ações da programação especial. Servidoras da Segov participaram das atividades voltadas à saúde - aferição da pressão arterial e avaliação nutricional, com utilização de balança de bioimpedância, instrumento que fornece, em relação à balança comum, maior quantidade de informações sobre medidas corporais, como gordura visceral e percentual de massa muscular.

Já as servidoras da Sedel tiveram uma tarde de embelezamento, com disponibilização de limpeza facial e maquiagem. “Essas ações propostas pelo Governo do Estado são inovadoras e gratificantes, especialmente para nós, que somos mães. Que sempre possamos ter essas atividades, a fim de valorizar os servidores de modo geral”, declarou a servidora da Sedel, Joanina Ferreira, referindo-se aos serviços de cuidados com a beleza.