Governo realiza ações em comemoração ao Movimento Maio Amarelo.

quinta-feira, maio 17, 2018

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans) está realizando, em todo o estado, neste mês de maio, atividades educativas em defesa de um trânsito mais humano e seguro como parte do Movimento Maio Amarelo.

A 1ª Circunscrição de Imperatriz realizou a abertura do Movimento no dia 07/05 com a participação de vários parceiros como a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Policia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Social do Transporte (Sest). A programação do Maio Amarelo conta com  palestras em várias escolas públicas, blitzen educativas em vários pontos da cidade e ações do Projeto “Pé na faixa”.

Em Balsas, a unidade da 4ª Ciretran está intensificando as blitzen educativas em vários pontos da cidade, dando destaque para o centro comercial, palestras em escolas e empresas.  A equipe da Ciretran de Balsas também está participando do dia 15 a 19 de maio da 16º Agrobalsas, considerada a maior feira de tecnologia agrícola e agronegócios do Maranhão, com um estande que oferece serviços de consultas de Habilitação e Veículos, de emissão de taxas e de divulgação das campanhas educativas.
A equipe de educadores também, realizará ações do Projeto “Direção Certa: mais que um papo de bar”, que consiste na conscientização do  público, por meio de distribuição de material informativo com mensagens sobre segurança viária e de testes educativos do etilômetro.

A 5ª Ciretran de Bacabal tem programada 19 palestras em escolas públicas, privadas e  empresas sobre o Maio Amarelo. Além de ter realizado uma palestra com os motoristas da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pelo transporte dos alunos da cidade. Seguindo o cronograma as cidades de Lago da Pedra, São Mateus e Alto Alegre receberam blitzen educativas, assim como os munícipios de Lago Verde e Lago Açu.

A 6ª Ciretran de Chapadinha realizou blitz educativa com distribuição de material informativo no centro  da cidade com a participação da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e Guarda Municipal. Ao todo 12 palestras serão ministradas em escolas públicas. Repartições públicas estão recebendo a visita dos educadores para a divulgação do Maio Amarelo. Na sede da Ciretran uma mobilização sobre o tema do Movimento foi feita com funcionários e usuários. As cidades de Anapurus, Milagres e Brejo já receberam as ações educativas e  até o final do mês, 12 cidades que fazem parte da 6ª Circunscrição serão visitadas.


A Programação da 7ª Ciretran de Pedreiras conta com atividades do Projeto “Direção Certa: mais que um papo de bar” nos principais locais de lazer e no mercado da cidade, blitz educativas e carreata nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale  estão no cronograma. Para o encerramento das atividades será realizada uma caminhada.

Na 9ª Ciretran de Santa Inês já foram realizadas palestras e blitzen educativas nas cidades de Pindaré, Maracaçume, PioXII e Buriticupu, além de palestras em empresas. Os alunos da Escola Padre Antônio Boeing conheceram as instalações da Ciretran, em uma visita guiada pela equipe de Educação para o Trânsito.  O cronograma da unidade contém ações do projeto “Direção Certa: mais que um papo de bar”, palestras e atividades de conscientização nos municípios de Zé Doca, Vitoria do Mearim e Santa Luzia do Paruá.

A 10ª Ciretran está com atividades nas cidades de Matões, Coelho Neto, Parnarama e Timon realizando palestras em colégios e empresas, além de orientações educativas nas principais ruas das cidades.

Os educadores estão visitando postos de mototaxis com o objetivo de conscientizar a classe sobre o Maio Amarelo e a importância de uma postura correta na malha viária, como informa o Coordenador de Educação para o Trânsito, Sandy Silva.

“Nossa missão é levar informação e sensibilizar a população que todos somos responsáveis pela diminuição do número de mortes no trânsito. Precisamos ser multiplicadores dessa mensagem “Nós somos o Trânsito” e podemos torna-lo um local seguro”, disse ele.

A 11ª Ciretran  está com  várias palestras e blitzen educativas nos municípios de Açailândia, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas e Itinga do Maranhão.

Em Presidente Dutra, a unidade da 12ª Ciretran tem realizado palestras em escolas públicas e empresas, além de blitzen de conscientização nos principais pontos da cidade como a Rodoviária.  A cidade de São Domingos recebeu a ação de orientação educativa, assim como outras cidades serão visitadas durante o mês de maio.

Na 13ª Ciretran todos os municípios que fazem parte da unidade (Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e São Raimundo do Doca Bezerra) irão receber palestras e blitzen educativas.  Em Barra do Corda ainda foi realizada na  Avenida Eliéser Moreira recebeu a ação da faixa de pedestre .

As ações tem sido intensas na 14ª Ciretran. Dia 4 de maio foi a abertura na unidade das ações do Movimento Maio Amarelo, que contam com palestras em escolas municipais e atividades de conscientizações nas cidades de Grajaú, Sitio Novo, Lajeado Novo, Itaipava do Grajaú e nos povoados de Matusalém, Flores, Alto Brasil e Remanso. No dia 17 a equipe de educadores estará na cidade de Arames com blitz educativa e ministrando palestra sobre o uso do capacete, como afirma o Coordenador de Educação para o Trânsito da 14ª Ciretran de Grajaú, Paulo Gomes Duarte Filho.


“A população desta cidade não possui o hábito de usar o capacete, estamos realizando diversas atividades de conscientização sobre a importância da adoção. Já temos um grupo no município que abraçou a ideia e tem apoiado nossas atividades, estamos lutando por um trânsito mais seguro”, declarou.

A 15ª Ciretran de São João dos Patos realizou palestra para 60 alunos de uma escola municipal em Paraibano, e para estudantes do ensino fundamental da cidade de Bastos Bons. Atividades educativas foram feitas em jogos esportivos e eventos comemorativos do aniversário do município de Passagem Franca. As cidades de Lagoa do Mato, Francisco do Maranhão e Buriti Brabo também receberam blitzen educativas com distribuição de materiais informativos.’