Nesta quarta-feira (23), o
Governo do Maranhão e representantes do Banco de Desenvolvimento da América
Latina, integrante da Corporação Andina de Fomento (CAF), e do Novo Banco de
Desenvolvimento (NBD) avançaram nas tratativas para a concretização do
investimento que abrirá uma nova fronteira para o desenvolvimento local: a
construção e modernização da MA-006.
A estrada interligará toda a região do sul do estado e os vizinhos Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) ao Porto do Itaqui, trecho considerado o mais importante corredor de ligação de escoamento da produção agrícola da região.
“O novo financiamento tem objetivo de pavimentar a rodovia mais importante para o nosso estado, que é a estrada que sai de Alto Parnaíba até Balsas, e continuar o trecho de Fortaleza dos Nogueiras até Grajaú, ou seja, a espinha dorsal do nosso estado para o transporte e escoamento da safra agrícola”, explicou o vice-governador Carlos Bradão, que conduziu a reunião.
De acordo com Carlos Brandão, a negociação foi iniciada há três anos e já passou por etapas como elaboração e aprovação de projeto de lei para realização do investimento. A partir de agora, a negociação será encaminhada ao Governo Federal e à direção do Banco. A previsão é que ainda este ano seja realizado o processo de licitação para a construção da rodovia.
“Ainda este ano todas as fases estarão concluídas, e, assim que tivermos uma sinalização do banco, a Secretaria de Infraestrutura vai fazer essa obra para que a gente dê uma boa trafegabilidade e um bom trânsito nessa região, para que os produtores possam aumentar a sua produção e a gente aumentar o nosso PIB ainda mais”, comentou Brandão.
Estradas
A MA-006 interligará a última cidade do Maranhão ao entroncamento da BR-222, melhorando a infraestrutura logística da região do Matopiba até o Porto do Itaqui, o que facilitará o transporte de mercadorias processadas, destinadas à exportação, e o recebimento de novos insumos, a partir do complexo portuário.
Idealizado em duas fases, a primeira etapa do projeto tem estimativa de custo de US$ 148 milhões e deve ser viabilizada a partir do financiamento com instituições financeiras nacionais e internacionais. Já no primeiro ciclo, as obras devem permitir a redução dos custos relacionados ao processo logístico e de produção de grãos, além do encurtamento do tempo de transporte, acelerando a distribuição da produção.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, essa será uma das estradas mais importantes do Brasil e é mais um projeto de melhoria de rodovias realizada pelo Governo do Maranhão que desde 2015 construiu 2.500 quilômetros de asfalto novo, entre rodovias e ruas. “E agora nós estamos encerrando as tratativas para viabilizar a recuperação, melhoramento desse trecho”.
“Depois nós temos as próximas etapas que vão desde Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra até Grajaú. Já estamos fazendo Grajaú para Arame, até ligar a BR- 222”, completou.