Mais de 500 profissionais participam de Formação Inicial dos 25 novos Centros Educa Mais.
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Professores da
URE de
Chapadinha empolgados com a formação e a implantação deste novo modelo de
ensino.
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Cinco dias de integração e compartilhamento
sobre as bases teóricas e metodológicas dos Centros Educa Mais. Este é o
objetivo que reuniu mais de 550 profissionais da educação que atuarão nos 25
novos centros de educação integral em implantação no Estado, na Formação
Inicial que iniciou nesta segunda-feira (19) e prosseguirá até a próxima
sexta-feira (23).
A formação que conta com a participação de
gestores e professores da Educação em Tempo Integral, está sendo realizada pela
Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e a Universidade Federal do Maranhão
(UFMA). De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a
formação da equipe gestora e de professores dos Centros contribui de forma
decisiva para o alinhamento do trabalho pedagógico nos Centros Educa Mais,
destacando-se como uma ação estratégica de promoção de um perfil de excelência
pedagógica e a constante qualificação da rede, conforme estabelecido no Plano
Estadual de Educação.
Escola da Escolha, suas
bases Teóricas e Metodológicas
“Este é um processo muito importante,
realizado sob comando direto do governador Flávio Dino. Antes nós não tínhamos
nem uma escola de Tempo Integral. Implementamos o modelo com 11 em 2017 e,
agora, outras 25 entrarão em funcionamento, beneficiando mais de 10 mil
estudantes, na rede atendida pela Seduc, além dos IEMAS. E ter um momento como
esse para apresentar a proposta dos Centros Educa Mais a gestores, professores
e auxiliares das escolas, é convidar todos esses profissionais a trabalhar
junto com a gente em busca do sucesso deste modelo de ensino”, pontuou Felipe
Camarão.
Um dos parceiros na implantação da educação
em tempo integral no Maranhão é o Instituto de Corresponsabilidade pela
Educação (ICE), que contribuiu com sucesso com a implementação deste modelo de
ensino em diversos centros escolares espalhados pelo país, e, desde 2015, tem
cooperado com o Governo do Maranhão. João Freitas, representante do ICE e
coordenador de implantação dos Centros Educa Mais no Maranhão, destaca a
importância da formação. “Quando a equipe escolar está apropriada, conhece as
metodologias e está trabalhando alinhada em torno de uma estratégia comum, de
um modelo comum, os jovens se percebem como protagonistas. Então essa formação
inicial é importante para que esse processo de implantação da educação integral
no Maranhão possa avançar”, enfatizou.
“Estamos aqui com uma grande expectativa, um
ânimo muito grande, para aprender e levar para nossa escola o que nos for
repassado nesses dias, que está nos preparando para o acolhimento dos nossos
estudantes a partir de março. Esse projeto da escola em tempo integral
implantado pelo governador Flávio Dino é inovador, audacioso, que nos dá uma
perspectiva muito boa. Em Pedreiras, temos alunos de vários municípios que
foram se matricular em nossa escola por conta deste modelo de ensino”, disse
Iaciara Rios, gestora do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, em Pedreiras.
O gestor do Centro Educa Mais Tancredo de
Almeida Neves, Antônio de Alcântara, veio de Imperatriz para participar da
formação e fala da expectativa de toda a comunidade escolar com a implantação
do Centro em sua cidade. “A expectativa daquela região é grandiosa. Fizemos uma
capacitação da equipe gestora em janeiro e hoje estamos com nossos professores
e supervisores aqui, com a expectativa de grande aprendizado e de levarmos um
conhecimento maior para trabalhar neste novo modelo adotado para a educação do
Maranhão, que é uma escola em tempo integral, que traz uma nova perspectiva de
aprendizado para os alunos maranhenses”, falou.
Educa
Mais no Maranhão
Os Centros Educa Mais integram o Programa
Escola Digna, que visa consolidar ações educativas objetivando a execução de
políticas educacionais condizentes às orientações do Plano Nacional de
Educação. E fazem parte da política educacional do Governo do Maranhão, que tem
foco na melhoria da qualidade da educação no estado.
A política educacional de Tempo Integral da
Rede Estadual, considerando o Projeto de Vida dos estudantes e o protagonismo
juvenil como base da proposta pedagógica, fomenta um projeto educacional que
visa a formação holística dos estudantes na perspectiva do atendimento em tempo
integral. Essa metodologia foi implementada com sucesso em diversos centros
escolares pelo país, inclusive no Maranhão, onde no ano passado foram
implantados os primeiros 11 Centros Educa Mais.
Este ano, outros 25 novos Centros Educa Mais
estão sendo implantados, totalizando 36 Centros, em 24 municípios maranhenses.
Ao todo, mais de 10 mil alunos da rede estadual de ensino serão beneficiados,
este ano, com a Educação Integral no Maranhão.