Em Chapadinha, Secretaria de meio ambiente realiza operação piracema e apreende material ilegal de pesca.


Material apreendido durante operação
Blog Alexandre Cunha

Fonte: SECOM/PMC


A Secretaria de Meio Ambiente realizou na última segunda-feira (19) a Fase 1 da Operação Piracema, que restringe a pesca a fim de garantir a reprodução dos peixes. Nessa etapa, que aconteceu em trechos do Riacho Feio e Rio Munim, as barragens e tapagens montadas foram derrubadas, os peixes cativos foram libertos dos enganchos e o material ilegal de pesca foi apreendido.
A operação foi uma determinação do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sá, a fim de coibir a pesca predatória e o transporte de pescado no período defeso da piracema. “A proibição da pesca nesse período é para preservar a espécie. Ao ser pescado um peixe sequer, ele deixa de reproduzir em média milhares de filhotes o que compromete todo ciclo reprodutivo. Pode ser apenas um, para algumas pessoas, mas vários peixes acabam se perdendo”- explicou o secretário.
Vale lembrar que a pesca nesse período, 1° de novembro a 28 de fevereiro, quando é proibido o exercício da pesca em todas as suas modalidades, é crime ambiental. O descumprimento das normas ambientais pode gerar multas e até detenção e as penalidades variam de acordo com a quantidade de peixes apreendidos e os métodos utilizados para a captura das espécies.