Datafolha | Lula tem 37%, Bolsonaro 16%, Alckmin 7% e Ciro Gomes 7%

sexta-feira, fevereiro 02, 2018
O DataFolha divulgou nesta quarta-feira (31/01) pesquisa eleitoral com intenção de voto entre os pré-candidatos à presidência da República, a primeira após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em segunda instância. 

Registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05351/2018, a pesquisa ouviu 2.826 eleitores em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro. Tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Em um primeiro cenário, sem os nomes de Marina Silva (Rede), João Doria (PSDB), Henrique Meirelles (PSD) e Luciano Huck, o petista aparece com 37%, seguido de Jair Bolsonaro (PSC), com 16%, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), cada um com 7%, e Joaquim Barbosa, com 5%.

Ainda neste cenário, Álvaro Dias (Podemos), tem 4%, Fernando Collor de Mello (PTC) soma 2%, e Manuela D'Ávila (PCdoB), Paulo Rabello (PSC) e João Amoêdo (Partido Novo) têm 1%, cada. Guilherme Boulos (sem partido), não pontuou. 

Branco/Nulo/Nenhum são 17%, e indecisos 3%.
- Imagem/Infográfico | Folha de São Paulo
  
Já nos cenários sem o nome do ex-presidente Lula, quem lidera é o deputado federal Jair Bolsonaro, com a disputa pelo segundo turno podendo ser polarizada ou com Marina Silva ou Ciro Gomes.


DataFolha aponta, contudo, que Bolsonaro parou de crescer em comparação com levantamentos anteriores. Num eventual segundo turno, seria derrotado por Lula (49% a 32%) ou Marina Silva (42% a 32%).