Chapadinha: Saúde realiza capacitação sobre ARBOVIROSES E ZOONOSES


Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias passaram por uma capacitação com foco nas chamadas arboviroses (destacando as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e zoonoses (que incluem a leishmaniose visceral e tegumentar).

O encontro que foi realizado pela secretaria de saúde, através da vigilância epidemiológica, aconteceu no auditório da prefeitura, na última quarta-feira (31) e contou com a participação do professor da UFMA, Cláudio Goncalves, da enfermeira (técnica da vigilância) Valnice Menezes e dos médicos Rubiel Zaldivar e José Almeida.
As diferenças de sintomas entre as doenças e a possibilidade de seus agravos foram apresentadas no evento. O ciclo evolutivo do Aedes aegypti, transmissão e tratamento, procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito e abordagem aos moradores nas visitas foram os outros enfoques da palestra. Essa é mais uma ação de engajamento no combate ao mosquito Aedes aegypti e tem como objetivo manter os profissionais em constante atualização dos protocolos a serem seguidos.

“O papel secretaria de saúde, através da vigilância epidemiológica, é monitorar os casos dessas doenças no município e notificar aos órgãos responsáveis e ajudar nas ações de combate. Então, com essa capacitação além de atualizar os agentes podemos também tirar as dúvidas mais frequentes”- destacou a secretária de saúde, Mônica Pontes.

 Secom