PREFEITURA DE CHAPADINHA REALIZA “DIA D” DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

terça-feira, janeiro 23, 2018
Com o tema: “Toda Hora é Hora”, a Prefeitura de Chapadinha realizou hoje (23) o “dia D” de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A proposta do governo é fazer a “boa e velha” vistoria nos imóveis, conscientizando sobre importância de manter o quintal limpo para o não acúmulo de água em vasos, pneus e calhas.

Um levantamento realizado pela SEMUS mostra que o número de infectados na cidade diminuiu. Em 2015 houveram 230 casos, em 2016 foram 724, já em 2017 o índice foi de apenas 76. Apesar da redução, o município trabalha para zerar essas estatísticas. “Toda Hora é Hora de combater o mosquito da dengue. A prevenção e controle devem ser permanentes, e os cuidados devem ser intensificados com a proximidade das chuvas”- destacou a secretária de saúde, Mônica Pontes.

Entre as outras medidas adotadas para combater o mosquito estão: atividades educativas, mutirão de limpeza nos bairros e nas escolas, treinamento com os agentes de endemias e palestras de conscientização em órgãos públicos e privados.

O “dia D” contou com uma força tarefa em vários bairros de Chapadinha. O mercado municipal foi um dos primeiros estabelecimentos a receber a equipe da saúde. Durante a manhã clientes e feirantes foram abordados pelos agentes, tiraram dúvidas e receberam informações sobre como fazer o armazenamento correto do lixo e outros objetos que podem acumular água. “ A ação dura o ano todo, porém no período chuvoso ela será intensificada com atuações mais ostensivas a fim de manter o município longe a epidemia” frisou a técnica da Vigilância Epidemiológica, Vanice Menezes.


A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde, através da articulação da Sala Coordenação, composta por diversos setores institucionais: UFMA, Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e das secretarias municipais de Comunicação, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assistência Social.
 Fonte: SECOM