Do Portal CN1 - Luís Carlos Jr
Em atenção ao Poder Legislativo quiteriense, o deputado Levi Pontes (PCdoB), acompanhou nesta terça-feira (30), a comitiva de vereadores do município de Santa Quitéria do Maranhão em audiência com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão -TCE/MA, o conselheiro José Ribamar Caldas Furtado.
Entre os edis quiterienses que integraram a comitiva, estava o presidente da Câmara, Joerbert Sousa, e os vereadores Auriete Lima, Janete Viana, Wilson Garcia, Maria das Dores, os parlamentares estava acompanhados do diretor da Casa, Manoel Gonçalves.
Na oportunidade, os parlamentares denunciaram a fraude no registro das Atas da aprovação das contas do ex-gestor, Osmar de Jesus da Costa Leal - "Manin Leal", referente ao exercício financeiro do ano de 2007.
Os vereadores relataram ao presidente do TCE, que a sessão foi forjada sem o consentimento dos vereadores a época, referente a prestação de contas reprovada com parecer técnico do Ministério Público, e assim, adulteraram a sessão que não aconteceu falsificando o ato 'legiferante', ou seja em estabelecer leis.
Os parlamentares relataram também, que a presidência da época era ocupada pela esposa do ex-gestor, Maria Ivanice Pimentel Leal, candidata derrotada nas últimas eleições municipais.
Antes, os vereadores da legislatura em questão, estiveram em reunião na Câmara para tratar sobre esse caso, e se comprometeram em levar o caso judicialmente. Os parlamentares ressaltaram ainda, que os membros da augusta Casa como o secretário geral, diretor e procurador a época, confirmaram não terem participação nenhuma e, se compromissaram em testemunhar em juízo se necessário for a respeito da ilegalidade do fato