UPA e Corpo de Bombeiros são inaugurados por Levi Pontes, Magnos Bacelar e Governador Flavio Dino, no aniversário de Chapadinha.

quinta-feira, março 30, 2017

Título original: Deputado Levi Pontes cumpre agenda de inaugurações pelo aniversário de Chapadinha


Assecom/ Dep. Levi Pontes
Fotos: Alexandre Cunha
O deputado estadual Dr. Levi Pontes (PCdoB) recepcionou, em Chapadinha, o governador Flávio Dino (PCdoB), os secretários estaduais da Saúde, Carlos Lula, e de Segurança Pública, Jeferson Portela, e comitiva, na última quarta-feira (29). A agenda promovida pelo Governo do Estado em função do aniversário de 79 anos de emancipação política da cidade de Chapadinha contou com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento e da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.

Em solenidade realizada com grande festa, o governador assinou o edital de licitação para conclusão das obras do Hospital Regional que vai beneficiar todos os municípios que compõe o Baixo Parnaíba.

O parlamentar destacou o comprometimento do Governo do Estado com a melhoria da qualidade de vida do maranhense e agradeceu as importantes obras.“É uma satisfação enorme receber o governador do estado, no aniversário da cidade que eu nasci para entregar essas importantes obras que beneficiarão não só a cidade de Chapadinha, mas também todo o Baixo Parnaíba. O Corpo de Bombeiros era um pedido antigo de todos e uma necessidade, O Corpo de Bombeiros mais próximo é em Itapecuru”, explicou o parlamentar.

Bombeiros
Demanda antiga da população, a unidade do Corpo de Bombeiros, localizada na BR-222 km 0, é equipada com um caminhão de combate a incêndio, viatura de resgate, ambulância, e equipamentos operacionais.

O governador Flávio Dino destacou que o Corpo de Bombeiros cumpre múltiplos papeis que não só o combate a incêndio, mas também atendimento pré-hospitalar, resgate e captura de animais, prevenção em áreas balneárias, entre outras atividades. “É uma grande conquista para Chapadinha e região”, ressaltou Flávio Dino.

UPA
Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, a UPA, Porte II, atenderá mais de oito mil pacientes por dia, encaminhados dos 13 municípios que compõem a Regional de Saúde de Chapadinha, isto é, mais de 360 mil habitantes terão pronto atendimento de urgência, 24 horas por dia, sete dias por semana. A iniciativa colabora para diminuir as filas no pronto-socorro do Hospital Antônio Pontes Aguiar (HAPA), único na região especializado no atendimento de urgência e emergência.
Durante o discurso, o governador Flávio Dino explicou Problema crônico na maioria das cidades brasileiras, a saúde está recebendo investimentos prioritários no Maranhão. E Chapadinha agora conta com uma UPA, ganhou uma ambulância equipada com aparelhos modernos e, em breve, terá um Hospital Regional que atenderá todos os municípios do Baixo Parnaíba.

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, esclareceu que o Estado administrará a UPA por 12 meses, até que o Hospital Regional esteja pronto para fortalecer ainda mais a saúde na região. “Para Chapadinha é importante. Temos que agradecer porque é investimento na saúde. O governador cumpriu o compromisso. Assim como o Corpo de Bombeiros. A cidade do porte de Chapadinha, quase 100 mil habitantes, tinha que ter uma unidade dessas”, frisou o gestor.

“Enquanto o hospital não fica pronto, essa UPA aqui, que é do município na verdade, fica como sendo nossa. Todos os equipamentos foi o Governo quem botou. E o custeio mensal dessas 150 pessoas que vão trabalhar vai ser nosso também. É R$ 1,1 milhão por mês para manter a UPA funcionando. É um investimento alto, porque a UPA vai ajudar os hospitais do município até o Hospital do Governo estar funcionando. É um acordo justo. Estamos pagando uma parte dessa dívida que não é minha, mas é do Governo com Chapadinha e com o Baixo Parnaíba”, explicou Flávio Dino.

Outras inaugurações
Sem a presença do governador, Levi Pontes acompanhado do prefeito Magno Bacelar (PV), secretários municipais e a população, participou da inauguração das Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Tigela e Mil Casas e também da nova Maternidade Municipal ((REVEJA AQUI)

"Hoje Chapadinha teve importantes inaugurações, obras que vão mudar as nossas vidas, uma upa que era um antigo anseio desta cidade, uma ambulância, uma unidade do corpo de bombeiros, uma maternidade e duas unidades básicas de saúde. Ainda temos muito a fazer – e faremos!” , concluiu Levi Pontes.