PROCON/MA divulgou, nesta sexta-feira
(18), o ranking das empresas mais reclamadas em 2016, junto com o índice de
solução de conflitos. A Oi Fixo e a Oi Móvel encabeçam a lista pelo terceiro
ano consecutivo, com, respectivamente, 223 e 194 reclamações fundamentadas. A
boa notícia é que, das 56.687 mil reclamações formalizadas junto ao PROCON/MA
em 2016, 98% dos conflitos foram solucionadas.
A divulgação aconteceu durante a 3ª
Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento no Rio Anil
Shopping, em São Luís, em cumprimento ao artigo 44 do Código de Defesa do
Consumido. Cabe ressaltar que o ranking é baseado somente nas reclamações
fundamentadas não atendidas, isto é, aquelas em que a análise das provas
constatou as infrações. Para conferir as informações completas, basta acessar o
site www.procon.ma.gov.br.
A partir de um programa de intensas
fiscalizações, sanções e cobranças junto aos fornecedores, o PROCON/MA
conseguiu reduzir em 61% o número de reclamações fundamentadas e não atendidas
pelos consumidores (1.063 reclamações). Desde 2015, o número vem caindo cada
vez mais, fazendo com que o percentual de solução de conflitos subisse de 93%
em 2015, para 98% em 2016.
Para o presidente do PROCON/MA,
Duarte Júnior, o ranking das mais reclamadas e o índice de solução de conflitos
são termômetros do trabalho do PROCON/MA, além de ser importante para o
consumidor compreender quais as empresas buscam melhorar os serviços e quais
permanecem com falhas . “Nossa equipe trabalha dia e noite para garantir os
melhores indicadores de solução de conflitos, harmonizando as relações de
consumo por meio da absoluta defesa do Direito do Consumidor. Nós reconhecemos
que, graças ao intenso trabalho realizado até aqui, alguns fornecedores têm
melhorado os seus serviços. Contudo, ainda há muito a avançar em setores como
telecomunicações e serviços bancários e de crédito. Por isso, vamos continuar
realizando ações preventivas, de orientação e fiscalização, para assegurar o
pleno respeito aos direitos dos consumidores”, afirmou o presidente.
A CAEMA registrou melhora em seus
serviços, caindo do terceiro para o quinto lugar do ranking. CEMAR, SKY e Caixa
Econômica Federal, pelo contrário, subiram dois lugares cada, ocupando,
respectivamente, a terceira, quarta e sexta colocação. A administradora de
cartões de crédito Bradescard mantém seu sétimo lugar no ranking pelo terceiro
ano consecutivo, enquanto a Samsung e a Claro Fixo e TV figuram pela primeira
vez em oitavo e décimo lugar, respectivamente. A CCE e a operadora Tim, que
estavam no ranking de 2015, caíram posições suficientes para não entrar no
ranking deste ano.
Confira abaixo o ranking das 10 empresas com mais reclamações em 2016 no
Maranhão.
1- Oi Fixo – 223
2- Oi Móvel – 194
3- CEMAR – 158
4- SKY – 84
5- CAEMA – 83
6- Caixa Econômica Federal – 60
7- Bradescard – 50
8- Samsung – 48
9- Claro Móvel – 47
10- Claro Fixo e TV – 41.