Evento aconteceu no auditório da UFMA |
O Governo do
Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou uma
série de diálogos com professores da Rede Pública Estadual, que percorrerá as
19 Unidades Regionais de Educação (URE’s) do Maranhão. Os encontros, que foram
iniciados nesta quinta-feira (9), nas URE’s de Chapadinha, Pedreiras, Barra do
Corda e Presidente Dutra, são denominados de ‘I Escuta Pedagógica’, que tem
como foco principal a melhoria da qualidade do processo de ensino e
aprendizagem do Ensino Médio nas escolas públicas maranhenses.
Os encontros estão sendo
conduzidos por técnicos da Seduc e tem como tema central a elevação do Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos maiores desafios da
educação no Maranhão para os próximos anos.
Dentro dessa perspectiva foram
apresentados os indicadores educacionais das escolas nas respectivas regionais,
e, a partir disso, professores puderam elencar as dificuldades encontradas em
sala de aula e apresentar suas proposições que possam levar à melhoria das
práticas, elevando a qualidade da educação ofertada na rede, e,
consequentemente, os índices educacionais. A participação quantitativa e
qualitativa dos alunos da rede no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também
esteve em debate.
Na Unidade Regional
de Chapadinha, a Escuta Pedagógica aconteceu no auditório do Campus da Ufma e
reuniu aproximadamente 150 professores dos 14 municípios que compõem a
URE. O subsecretário de Educação, Danilo Moreira, que representou o
secretário Felipe Camarão, em Chapadinha, ressaltou que as escutas são parte
importante de um processo de gestão democrática e de busca constante pela
melhoria da educação, iniciado pelo governador Flavio Dino, em 2015.
“Nossa meta principal agora é
cuidar da qualidade da educação em cada sala de aula do Maranhão. Vamos
alcançar este objetivo envolvendo estudantes, pais e gestores, mas sabemos que
os professores são indispensáveis para melhorarmos a educação em nosso Estado”,
destacou Danilo.
Gestão democrática em prol da melhoria dos índices
educacionais
Os professores analisaram de
forma positiva a ideia das escutas. “Isso demonstra, na prática, o espírito
democrático da gestão do nosso governador Flavio Dino e, também, a postura da
Seduc que se abre só para ouvir os professores, especialmente no aspecto
pedagógico, que está precisando de atenção especial. O que nós vivenciamos
aqui, com as proposições dos educadores, foi muito enriquecedor”, destacou o
professor Jânio Rocha, do C.E. Dr. Otávio Vieira Passos, de Chapadinha.
“É extremamente salutar porque a
gente está tendo a oportunidade de levar pra fora da escola, encaminhar pra
Seduc, aquilo que a gente do discute entre nós professores, na nossa escola.
Isso aqui pode ser um divisor de águas para a educação que a gente quer”, disse
Joel Castelo Branco, professor de Matemática do C.E. Cândido Mendes, no
município de Brejo.
A professora de
Educação Física, Eliene Henrique Diniz, que leciona no C.E. Deputado Júlio
Monteles, em Brejo de Anapurus, também enfatizou sobre a importância da ação.
“Tudo em conjunto vale a pena, porque sozinho o professor não dá conta, não
muda a educação. O que está acontecendo aqui é muito importante”, pontuou.
“Este é um momento histórico para
a educação do Maranhão. Os nossos professores nunca tinham sido ouvidos para
dizerem as dificuldades que enfrentam em sala de aula, na avaliação, e o que
precisam para melhorar as suas práticas em sala de aula. Além disso, traz uma
aproximação maior com a Seduc, com a educação”, afirmou a gestora da URE de
Chapadinha, Leodenes Damer Baggio.