MP-SP pede prisão preventiva de Lula no caso do triplex em Guarujá

Os promotores José Carlos Blat, Cássio Conserino e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em relação ao tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP). A prisão, sustentam, é para garantir a aplicação da lei penal, “pois sabidamente possui poder de ex Presidente da República, o que torna sua possibilidade de evasão extremamente simples”.
O pedido de prisão de Lula foi informado por fontes ao JOTA.
A reportagem do JOTA tentou contato com os advogados de Lula mas até as 17h30 não havia resposta. Este texto será atualizado tão logo haja algum pronunciamento do ex-presidente.
Segundo os promotores Lula e seus apoiadores fazem “manobras violentas”, “com defesa pública e apoio até mesmo da Presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado – erigindo-o a patamar de cidadão “acima da lei”, algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro, pois é inadmissível permitir-se o tumulto do estado normal de trâmite das investigações e do vindouro processo crime.” Leia aqui a íntegra da denúncia.