Sociedade, parlamento e autoridades reúnem-se para mais uma discussão sobre segurança pública no município de Chapadinha

terça-feira, maio 20, 2014
A câmara municipal de vereadores promoveu novo debate acerca da problemática da segurança pública do município de Chapadinha, dado o vertiginoso aumento da criminalidade.
Sociedade civil, parlamentares e autoridades municipais estiveram debatendo o assunto por cerca de 3 horas e meia, visando formalizar documento com sugestões para acabar com o mal que vêm tirando o sono dos chapadinhenses.
Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente da casa, Nonato Baleco, o juiz de
direito da comarca de Chapadinha, Dr. Cristiano Simas, o promotor de justiça, Douglas Norjosa, o comandante da 4ª CI de Polícia Militar, major Glauber e o delegado regional de Polícia Civil, Alessandro Gomes de Castro.
Após o discurso de abertura do presidente da casa, o comandante da 4ª CI destacou os pequenos avanços já conquistados, após iniciado esse debate, ainda no último ano.
Vereador Nonato Baleco
Major Glauber destacou que o principal problema da Polícia Militar no município, se dar pela falta de contingente. Apesar disso ele fez questão de destacar que com a chegada de três novas viaturas, sendo dois veículos Palio Weekend, Fiat, e uma moto, a sensação de segurança está maior entre a sociedade.
Major Glauber
Ele anunciou algumas estratégias que serão colocadas em prática para diminuir as ocorrências criminais, tais como:

-Patrulhamento ostensivo no centro, com 3 homens, durante todo horário comercial;
- Reativação de posto permanente da PM no bairro Terras Duras;
- Implantação de base no bairro Areal.
Glauber aproveitou para divulgar o whats app da 4ª CI, ferramenta que vêm ajudando consideravelmente na elucidação de casos e melhor atuação da PM. O número, que está disponível 24h é: (98) 9191 2896.

Em sequência o delegado regional Alessandro Gomes de Castro, promotor Douglas Norjosa e juiz Cristiano  Simas, foram destacando suas atuações no município, no sentido de garantir segurança e ordem a população, se colocando a disposição da sociedade.

Delegado regional Alessandro Gomes de Castro
Em meio as suas declarações o juiz Cristiano Simas foi enfático em mais uma vez destacar o trabalho da guarda municipal, que não deve ser comparável ao da PM. Para ele a GCM deve exercer o trabalho de proteção ao patrimônio público, bem como de orientação ao trânsito.
Juiz Cristiano Simas
Cristiano lamentou a baixa participação da sociedade, que apesar de ser a maior vítima compareceu em número minimo a audiência. Ele se colocou a total disposição da sociedade, para que no que estiver ao seu alcance, possa tornar o município um local mais ordeiro de se viver. 

Passado esse primeiro momento foi aberto o espaço para discussão com os inscritos, onde todos levantaram várias questões, criticando e sugerindo soluções para melhoria da segurança pública no município.

As questões levantadas deverão fazer parte de um documento a ser entregue as autoridades competentes.

O presidente Nonato Baleco encerrou agradecendo a disposição de todas as autoridades e pessoas presentes, dizendo que espera que esse diálogo e propostas não fiquem apenas no papel, trazendo respostas significativas  à sociedade.
Do Blog interligado
Foto: Alexandre Cunha