Aniversário de Chapadinha: TENHAM PACIÊNCIA, MAS ASSIM NÃO. FOI FEIO DEMAIS

terça-feira, abril 08, 2014
O aniversário de Chapadinha passou. Não queremos levantar polêmica nem humilhar ninguém. Mas temos que ser sinceros e não deixar que nos metam os dedos pelos olhos dentro. Foi mal festejado. Melhor: não foi festejado! Quiseram até usurpar-lhe a importância. 


Houve despertar festivo, público içar da bandeira, pronunciamentos entusiastas, efusivas declarações de amor, sessão solene, bolo de aniversário, pastora bem paga e vinda de longe a evangelizar crentes de igrejas protestantes e com a isca de prêmios para atrair e... foguetes a embelezar. 

Mas faltou o mais importante e desejado: benefícios públicos a inaugurar, administração municipal a elogiar e entusiasmo popular a participar. Tudo isso faltou. 

Como filho único, o poço artesiano mostrou pouca energia administrativa. E prédios alugados não podem ser inaugurados. Nem reinaugurados. Poderia ter-se dito que se iriam visitar novas instalações de algumas luxuosas secretarias.  Isso, sim. Por curiosidade pela vaidade exibicionista, alguns poderiam ter querido ir ver. 

O que se passou foi uma maneira prática de envergonhar o Município e de dizer que quase nada se fez. E para quê tanta fidalguia vaidosa e desnecessária em alugar o que de melhor tem a cidade? 

E estradas feitas com “recursos próprios” de quem: das verbas que vêm para a Prefeitura ou de Projetos para os Assentamentos?  

A promoção individual e da pastora duma única igreja protestante seria caso de processo contra discriminação religiosa, se Ministério Público aqui atuasse. E se admitem que Deus é um só, porquê não respeitar a diversidade das janelas para O conhecer? Por que tem que ser só visto da janela da própria igreja? 

Numa palavra: foi o pior aniversário que Chapadinha conheceu. Valeu, em excesso, para comprovar que o programa foi feito por pessoa caprichosa, teimosa, prepotente e imatura. Sem educação social. Deu para envergonhar-nos. 

Não deu para fazer memória do passado nem para comemorar um presente digno. Tudo foi pobre, triste e indigno dum grande Município que queremos prestigiado e desenvolvido. 

Não vale achincalhar assim! E com uma agravante: foi o primeiro ano que máquinas pesadas, oferecidas pelo Governo, estiveram no parque municipal a dar possibilidades de grandes melhoramentos. Alguns foram feitos. Mas muito longe do esperado e do possível. E, não esqueçam: falta dar explicação das escandalosas licitações que foram tiradas do Boletim Oficial do Governo. Não de outros blogs. 

Mas a efeméride deu sim para mostrar pretensões de promoção pessoal, individualismo eivado de pretenciosismo indevido, de descarado e discriminado proselitismo religioso inconstitucional, mostrando falta de liderança e sentido social. 

O “vaidosismo” dos aluguéis é mais exibicionista que utilitário. Será que vão reinaugurar essas instalações se for mudada alguma cadeira ou mesa durante o ano? E a zoada no ginásio do Campo Velho foi tão grande que houve quem lá corresse pensando ser inauguração do prédio. Mas não. 

Era apenas a sétima vez que estavam a enganar o povo e a fazer propaganda política com os escombros do maior elefante branco que se conhece na região. Desculpem, mas assim não! O aniversário é do Município, não de algum munícipe por mais importante que pense ser. 

Se não têm nada para mostrar, aproveitem a ocasião para prestar contas e explicar licitações (tiradas do Boletim Oficial do Governo e não de qualquer blog) e que ainda precisam de explicação. 


Vaidade e teimosia a mais para tão pouco trabalho! Lição bem aprendida de incompetentes administrações anteriores e ainda com requintes de más intenções. Por isso, a Paróquia promoveu, com Matriz cheia, uma solene celebração para que a Senhora das Dores nos ajude a acabar com tanta incompetência e engano. Desculpem a sinceridade, mas é preciso arranjar grupo de trabalho e assessores capazes!

(Do Blog da Paróquia)