E aí, você acredita! Mais uma vez é assinada a ordem de serviço do elefante branco de Chapadinha

domingo, março 30, 2014

Pois é caros leitores, mais uma  a velha e loga história conhecida por todos em Chapadinha. que já se arrasta por mais de duas décadas, é a ordem de serviço para a conclusão do tão sonhado ginásio de Esporte da cidade, ou melhor dizendo, o grande ELEFANTE BRANCO. 

Assinando a ordem  de serviço 
Ao se avizinhar as eleições para o Governo do Estado, mais uma vez a velha história volta acontecer. Lá vem, mais uma um representante do Governo do Estado assinar a ordem de serviço para a conclusão da obras,  que se arrasta por mais de 24 anos. Isso mesmo!, já são mais de 24 anos assinando ordem de serviço. Serviços estes que nunca saiu do papel. Como  já é de costume, agora  foi a vez do pré Candidato ao Governo do  Estado Luis Fernando, que chamou a impressa, assinou e posou pra fotos, aliás já são mais de duas décadas assinando e posando para foto ao lado do ELEFANTÃO BRANCO de Chapadinha.
Você ainda credita? 

Domingo, 2 de novembro de 2008 
O ginásio poliesportivo coberto de Chapadinha parece que finalmente será concluído. Um sonho dos desportistas chapadinhenses que dura mais de 15 anos, quando a obra foi iniciada, ainda no governo de Osvaldo Lobo, prefeito de Chapadinha na época. Nesse período, a obra foi paralisada e reiniciada por diversas vezes e rolou muito jogo de acusações sobre desvio de verbas (?!?!) que até hoje, ninguém sabe, ninguém viu.
Arquivo Blog do William Fernandes
De acordo com Honório Cabral, encarregado da fase atual da obra, o ginásio será entregue prontinho em dezembro. A última etapa prevê a construção de uma laje sobre o anfiteatro e os camarins e o restante da cobertura da quadra que poderia prejudicar a realização de eventos durante o período de chuvas.
Da planta original, quase nada foi construído, mas mesmo assim, o ginásio de Chapadinha será um dos maiores do estado, com capacidade para mais de mil pessoas sentadas.
Veja nas fotos como está o andamento da construção do ginásio de Chapadinha:
Quinta, 27 de outubro de 2011

Outro momento marcante da história de Chapadinha foi registrado na foto abaixo. Em 1993, Edinho Lobão, filho do governador Edson Lobão (era secretário de alguma coisa, que não lembro), veio a Chapadinha, assinar um documento autorizando o início das obras de construção do grande ginásio de esportes da região, tão sonhado e desejado por toda a juventude daquela época.

Continue Lendo...  Lembra Disso¿ Política (1993 e 1994)
(Arquivo e pesquisa Blog do William Fernandes) 


Terça, 27 de abril de 2010 

Elefante Branco começa a desabar e poderá causar tragédia. E quem se importa?

Por William Fernandes - texto e fotos

Chapadinha - O ginásio de esportes de Chapadinha, que na verdade não passa de um elefante branco, já vai completar 17 anos dentro da barriga do pai. Nunca ouvi falar de uma gestação tão longa assim. Milhões de reais já foram gastos na obra e ela não termina. Milhares de pessoas sonham com isso. Muita gente já morreu e não realizou o sonho de jogar ali.
Depois que a obra iniciou, ainda no governo do prefeito Osvaldo Lobo, muita gente já nasceu, cresceu, votou, casou... e nada do sonho virar realidade.
Ainda adolescentes, William Fernandes, Chico Pintor, Adail Pontes, Axixá, Sergio Filho, Claudecir Satil, Marilda, Yasmine e tantos outros garotos da época ficaram entusiasmados quando naquele longínquo ano de 1993, Edinho Lobão, filho do então governador Edson Lobão, assinou, no Aldeota lotado de políticos, repórteres e gente esperançosa, o protocolo de intenções para a construção do ginásio tão reivindicado pela juventude chapadinhense.
Na planta, era a coisa mais linda. Só perderia para o Castelinho, de São Luis. Mandaram uma parte do dinheiro, a obra começou. Todo mundo pensou: Puxa vida, e não é que agora vai dar certo!? Como somos bobos...
A obra nunca prosperou. Houve jogo de empurra, um acusando outro e outro acusando um. Puro engodo. Coisas de políticos inescrupulosos que estão (com o perdão da expressão) cagando e andando para nós.
Passaram-se muitos anos e, de repente, surgiram outros cagões (desculpem, de novo) dizendo que iriam concluir a obra. O ano era 2006 e o governador era Zé Reinaldo. Foi aquela festa. “Garanto aos pais e estudantes que logo estarei de volta para inaugurar este importante espaço de incentivo ao esporte amador”, mentia o governador durante o discurso.
Levantaram as paredes com areia e as pintaram de branco. Colocaram umas telhas de alumínio em cima, mas não as parafusaram. Voaram quase todas. Parecia aqueles depósitos da Cibrazém. Quase R$ 300.000,00 jogados fora.  O TCE condenou a obra. O lugar continuou servindo como motel e “boca de fumo”.
Tudo isso fazia parte do plano para eleger Jackson Lago como sucessor de Zé Reinaldo. Jackson foi eleito e voltaram a mexer na ferida “braba”. Tapa um buraquinho aqui, um pouquinho de cal ali, muita areia acolá... Pronto! O ginásio vai ser entregue. (Seria em dezembro de 2008). Acreditamos. Como somos bobos...
Never! Nunca! Neca de catipiriba! O elefante ainda tá lá. E o que é pior: caindo. Isso mesmo, caindo aos pedaços. Cobertura, paredes, lajes. Tudo indo abaixo.
E agora, eu pergunto: e quem se importa? E quem liga pra isso? Com a palavra o Ministério Público. Alô governadora! Tem alguém ai? Aqueles mesmos jovens e outros que nasceram depois do ginásio ainda não desistiram. Eles vão pintar no chão da Praça do Povo a marcação de uma quadra de volei e fazer o que era feito há mais de 20 anos atrás na Praça da Bíblia quando quase não tinha comércio e o trânsito era pequeno naquele local.

Bom, não vou dizer mais nada, por enquanto, pois já falei demais sobre esse assunto. 

Veja outras fotos do elefantão que anunciaram sua inauguração para dezembro de 2008:
Clique para ampliar 
 Chapadinha: Obra de Ginásio se Arrasta Por 20 Anos e “Elefante Branco” Ameaça Cair a Qualquer Momento

As comunidades virtuais iniciam uma campanha que tem por objetivo debater a falta de opção dos jovens para a prática do esporte em Chapadinha. O foco é o ginásio de esporte cuja obra se arrasta por mais de 20 anos e os escombros ameaçam cair a qualquer momento. O movimento é encabeçado pelo blogueiro Claudecir Sátil. Veja a texto que ele publicou no “Sala Vip”.

"Em conversa informal no último sábado na festa de aniversário do projeto O Bom Vizinho, eu juntamente com os amigos Djunior Carneiro e Raimundo Gomes Neto (Axixá), comentávamos sobre a falta de opções de esportes para a juventude de Chapadinha, e elencamos que o principal entrave é a falta de locais públicos para que estes jovens possam praticar modalidades esportivas, pois no município de Chapadinha não há nenhum local público voltado ao esporte.

Dai a idéia de uma manifestação pacifica, com o intuito de chamar a atenção dos governantes de nosso município e estado para a atual situação que encontra-se o Ginásio de esportes de Chapadinha, que já foi inaugurado oficialmente, mas que nunca funcionou, e está caindo aos pedaços, esse mesmo ginásio teve inicio a sua construção no ano de 1990, ou seja, 21 anos atrás, e até a presente data nunca serviu para a população de nossa cidade, mais sim há alguns políticos corruptos, que surrupiaram as verbas da construção daquele ginásio por várias vezes.

Está sendo combinado o dia e a hora para esse manifesto, um abraço simbólico naquele Ginásio, mas com um lembrete importante, não iremos apertar muito o ginásio, já que corremos o risco daquele grande elefante branco chapadinhense desabar sobre nossas cabeças, em breve estaremos divulgado a programação completa sobre o evento.

O cidadão Claudecir Satil da Silva, está convidando a todos para este evento, o mesmo não tem conotações politicas partidárias, mas é a preocupação de pai com o futuro de seu filho e da sociedade de Chapadinha, pois todos os dias olho um monte de jovens ociosos por falta de atividades, e o único local público  que deveria servir como base a esta juventude, só está servindo para outros fins, como o consumo de drogas e a prostituição, pois ali é um verdadeira motel público, ISSO É UMA VERGONHA..."
(Blog do Alexandre Pinheiro)