Postado por: Alexandre Cunha
Do Blog Alexandre Pinheiro
![]() |
Belezinha e sua Cantora Evangélica |
Seria uma programação normal se as inaugurações fossem mesmo inaugurações, se o secretário (e candidato) Luís Fernando não viesse apenas repetir velha promessa, se a exclusividade do show gospel não tivesse revoltado padres e católicos e se o prêmio/isca fosse melhor que uma Motinha.
Ordem de Promessa
Assim como ocorreu em vários outros aniversários durante os 25 anos que o Ginásio de Esportes está em obras sem que o governo do estado o tenha concluído, a nosso Elefante Branco volta a ser prometido. Desta vez é o secretário Luís Fernando quem promete o ginásio pronto e assina a ordem de serviço (às 15h) com direito a festa diante daqueles escombros.
Inaugurações de Prédios Alugados
Na programação oficial do aniversário a única inauguração de fato é a de um (isso mesmo, um!) poço artesiano (ás 17:30h, na Vila Vitória), de resto a prefeitura aponta como inaugurações a entrega oficial de uma série de prédios alugados pela prefeitura: 15:30h - Inauguração das Novas Instalações da Secretaria Municipal de Assistência Social (prédio alugado da mesma empresa do polêmico contrato do fornecimento de Internet); 16:30h - Inauguração das Novas Instalações da Secretaria Municipal de Educação (a prefeitura deixou prédio próprio para alugar nova sede para a SEMED, a câmara aprovou pedido de informação sobre os proprietários do imóvel e mais detalhes do negócio).
Ainda na programação consta às 18 horas a entrega de aparelhos de ginástica na Praça Irineu Galvão, neste caso, a prefeitura – que já inaugurou raspagem de ladeira na zona Rural, com direito a descerramento de fita e discurso – caiu na real e escapou de pagar novo mico inaugurando modestos aparelhos. Confira a programação no cartaz publicado abaixo.
Birra Pessoal e Favoritismo Religioso
Apesar de a Paróquia de Chapadinha haver criticado durante a prefeita Belezinha pela contratação exclusiva de bandas e uma cantora gospel de denominações evangélicas, a prefeitura insistiu em favorecer a preferência religiosa da gestora municipal.
“A arbitrariedade continua livre em determinados setores públicos. Não sei, (nem interessa, talvez muito, saber de quem é a decisão!) mas que o atuar do atual Governo Municipal pratica discriminação religiosa descarada, isso parece evidente. Discriminação no número de nomeações, na disponibilidade colaboradora, na força para escolher a participação em qualquer ação pública”, disse boletim da Paróquia.
A Igreja Católica reclama de forma ainda mais contundente: “Achamos ridícula, totalmente inconveniente e provocadora de indignação pública a pretensão de transformar a Prefeitura em entidade confessional, chamando só artistas com conhecida orientação protestante para a ocasião da solenidade do dia de Chapadinha. Foi assim no ano passado. É assim que está anunciado para este ano, o que mereceu até a reprovação dos grupos católicos de música locais”, critica a Paróquia. Leia a íntegra da nota da Igreja aqui.
Feliz Cidade?
A programação do aniversário de 76 anos de Chapadinha é um resumo exato dos dias atuais e da falta de motivos para festas, uma demonstração perfeita da inoperância de uma gestão mergulhada e em seríssimas denúncias de corrupção, que já recebeu milhões e milhões em 1 ano e 3 meses e não consegue inaugurar uma obra de médio porte e é, por fim, o mais completo atestado de autoritarismo, de imposição do gosto pessoal da prefeita evangélica e de aposta na discórdia entre os cidadãos de uma cidade que avança mais um ano dando um ou mais passos atrás em sua busca pela felicidade.
Cartaz da Programação Oficial