jovens e idosos ficam em humilhante fila a madrugada inteira para receber uma senha no dia seguinte


Por William Fernandes

Criado para trazer um pouco mais de comodidade aos cidadãos do interior do estado, a fim de evitar que se desloquem de suas cidades e enfrentem dificuldades na capital em busca de seus primeiros documentos, o caminhão do Viva Cidadão tem trazido transtorno e humilhação a quem enfrenta horas de filas, até mesmo durante toda a madrugada, para ser atendido.


Vez por outra, o caminhão está em Chapadinha e a história é sempre a mesma. As pessoas chegam na noite anterior ao dia do atendimento e ficam numa fila humilhante a madrugada inteira para pegar uma senha pela manhã.
Alguns colocam objetos como pedras e garrafas de plástico, para marcarem suas posições e não terem que ficar em pé a noite toda. Mas de vez em quando ocorre de alguém não encontrar sua “marca” no lugar e começa uma grande confusão entre as pessoas que madrugam na fila.
O serviço vai do dia 9 ao dia 19 de março, com cerca de 100 atendimentos diários. Certa vez, perguntamos aos responsáveis pelo atendimento, porque não distribuem as senhas antecipadamente, já que sabem a quantidade limite de atendimentos. Disseram que não podiam.
Ora, se são 100 pessoas atendidas diariamente, perfaz um total de 1000 pessoas ao final dos dez dias. Basta distribuir certa quantia antecipadamente (700 ou 800) e reservar o restante para atendimento diferenciado, como pessoas de fora ou com necessidades especiais. As pessoas seriam atendidas conforme a numeração. É só uma dica, mas pode ser que haja uma  ideia melhor. O que não pode é deixar o cidadão passar a madrugada naquela humilhação e, em alguns casos, nem chega a receber a senha, tendo que repetir o drama no dia seguinte.
Cidades menores que Chapadinha, como Presidente Dutra (desde 2006), Carolina(desde 2002), São Bento (Dede 2010) e Viana, já contam com a unidade fixa do Viva Cidadão.
Nossa região é mesmo carente de bons representantes na Assembleia Legislativa do Estado. Na baixada Maranhense, por exemplo, existem três cidades próximas, com unidades fixas do Viva Cidadão: Viana e São Bento, como já dito anteriormente e Pinheiro, que é um pouquinho maior que Chapadinha.
¿E o Baixo Parnaíba¿
CADÊ OS NOSSOS REPRESENTANTES???
altJá cobramos e voltamos a cobrar: Tá mais do que na hora de Chapadinha também ter uma. Mais de 400 mil pessoas que moram na Região de Chapadinha necessitam dos serviços oferecidos pelo Viva Cidadão.
Essas unidades de atendimento oferecem à população mais de 100 serviços e possui os seguinte postos de atendimento: SESEP- Emissão de Carteira de Identidade e Antecedentes Criminais, Balcão do Cidadão (Consulta Cadastral de Pessoa Física, Inscrição de CPF, Emissão de Boletos DPVAT e taxas de licenciamento do DETRAN, Antecedente Criminal Federal e outros serviços on-line).